HOMUS RECEITA TRADICIONAL

Homus receita tradicionalTempo e rendimento:

Preparo: 10 minutos
Cozimento: 20 minutos
Rendimento: 2 porções

Informações nutricionais:

Calorias: 144kcal por 100g
Gorduras totais: 7.03g
Carboidratos: 38.42g
Proteínas: 6.45g

Homus receita tradicional, simples e deliciosa. Então, veja como fazer a pasta de grão de bico e tahine originária da cozinha árabe aqui!

Ingredientes:

1) 250g de grão-de-bico
2) 1/2 xícara da água do cozimento do grão de bico
3) 1/2 xícara de tahine
4) 4 colheres de sopa de suco de limão
5) 2 dentes de alho sem o germe
6) Sal a gosto

Preparo:

1) Deixe o grão-de-bico de molho por 24 horas;
2) Escorra e cozinhe em 4 xícaras de água por aproximadamente 20 minutos ou até estar cozido;
3) Reserve 1/2 xícara da água do cozimento;
4) Coloque o grão-de-bico ainda quente no liquidificador ou processador, adicione a 1/2 xícara de água e todos os outros ingredientes;
5) Bata até obter uma pasta homogênea;
6) Disponha sobre o prato onde será servido decore com azeite de oliva, 1/4 de 1 limão, folhas de salsa e sirva com pão pita. Bom apetite!

Autor: Truques da Cozinha
Data de publicação: 08 de janeiro de 2010
Avaliação: Homus Receita Tradicional
Nota: 5 de 5 com base em 1 voto

Origem do Homus

Fonte: Wikipedia

Homus (hommos, ou ainda homus tahine, em árabe حُمُّص) é uma pasta feita com grão-de-bico e tahine (pasta de gergelim), sendo normalmente temperada com suco de limão, cominho, alho, azeite e páprica. Homus é um prato típico dos países árabes do Oriente Médio.

Em árabe "homus" significa simplesmente grão-de-bico. A comida descrita neste artigo é mais propriamente chamada homus tahine (grão-de-bico com tahine) ou musabbaha.

O Homus é feito em diversas formas locais pelo mundo árabe. Sua origem é atribuída ao Sultão Saladin, mas a receita secreta do Sultão permanece guardada pelos seus descendentes até os dias de hoje, embora diversas "imitações" existam atualmente.

No Homus pode-se usar grão-de-bico seco ou enlatado. Para grãos-de-bico seco deve-se, preferencialmente, deixá-los de molho em água por uma noite, e então fervê-los por uma hora ou mais (também é possível cozinhá-los em panela de pressão sem deixá-los previamente de molho). Bate-se então o grão-de-bico cozido (ou o enlatado) em um processador ou liquidificador, juntamente com tahine, azeite e suco de limão. Um pouco da água em que os grãos-de-bico foram fervidos pode ser adicionada para se alcançar a consistência desejada. Alho, sal, salsinha, cebola, cominho e pimenta também podem ser adicionados. Para uma textura mais suave, pode-se remover a pele do grão-de-bico.

O Homus é um alimento bastante nutritivo, contendo uma grande quantidade de proteínas, fibras, gordura mono-insaturada e ferro.

seja o primeiro a comentar!

Obs.: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do blog!