Como Funcionam as Panelas de Pressão

É bom entender um pouco sobre o funcionamento das panelas de pressão. Mas para que eu necessito saber isso? Para que você possa escolher melhor o modelo que mais se adapta as suas necessidades, ganhando tempo e economizando gás de cozinha!


❥ A água ferve normalmente a 100º ao nível do mar em qualquer recipiente aberto. Qualquer que seja o tempo que a água demore para ferver nessas condições, a temperatura continuará a mesma.

❥ Se você mantiver o fogo alto após a água estar fervendo, estará apenas desperdiçando gás. Ou seja, se você abaixar o fogo levará o mesmo tempo para cozinhar.

❥ O excesso de calor produzirá apenas uma evaporação mais rápida da água. É possível entretanto, elevar a temperatura da água acima de 100º, aumentando-se a pressão.

❥ Sendo justamente o que fazem as panelas de pressão. Como são recipientes fechados e herméticos ao aumentar-se a temperatura no interior da panela, a pressão aumentará também elevando a temperatura de ebulição da água para até 120º. Nessas condições os alimentos cozinham muito mais rapidamente.

❥ Como o vapor exerce uma pressão considerável, essas panelas possuem válvulas de segurança que entram em ação quando a pressão interna atingir os níveis pré estabelecidos pelos fabricantes.

❥ Qual a diferença entre as panelas de pressão fabricadas em alumínio com válvula de peso no centro e as modernas panelas inox?
A diferença está na resistência mecânica dos materiais, enquanto uma panela de alumínio suporta uma determinada pressão interna capaz de elevar a temperatura de ebulição da água em até 108º graus sem que a válvula de segurança seja acionada, a panela de inox poderá chegar até 120º sem problemas.
Por este motivo, quando for adquirir uma panela de pressão, sugerimos as fabricadas em inox.

❥ As panelas fabricadas em inox são mais caras, porém ao longo do tempo seu investimento valerá a pena, pois o tempo de cozimento para a maioria dos alimentos será reduzido em até 20 minutos!

Segue abaixo uma imagem ilustrativa



Truques da Cozinha
Truques da Cozinha
10 de setembro de 2018
Postar um comentário

 
Copyright © 2009 - - Truques da Cozinha - Todos os direitos reservados